Perineo - Cursos - Formação - Capacitação
 

Reservas e inscrições
:: cursos@perineo.net :: (51) 98632-4921 ::

Cursos de Formação e Capacitação

A educação do profissional de saúde deve ir muito além do técnico. Uma expertise impecável é fundamental, mas fisioterapeutas lidam com pessoas, e assim o lado humano é ainda mais importante.

Visão: Um futuro onde profissionais de saúde sejam tecnicamente impecáveis, mas ainda mais louváveis do ponto de vista humano.

Valores: Alta qualidade nos materiais, didática superior e dinâmica, aulas práticas diferenciadas, treinamento teórico e prático das partes técnica e humana, conectividade instantânea e ad eternnum com os alunos.


Cursos Presenciais para Fisioterapeutas
:: Neompompoarismo® ::
:: Anatomia Palpatória 3D® ::
:: Abordagem Funcional das Disfunções Sexuais Femininas ::
:: Liberação Miofascial Instrumentalizada: Feminina ::
:: Abordagem Funcional das Disfunções Sexuais Masculinas ::
:: Liberação Miofascial Instrumentalizada: Masculina ::
:: Disfunções Urinárias: nova abordagem funcional ::
:: Disfunções Anorretais: abordagem cinesiológico-funcional ::
:: Preparação para a Maternidade mais Doulagem ::

Cursos Online [ao vivo] para Fisioterapeutas
:: Bases da Fisioterapia Pélvica: completo ::
:: Ficha de Avaliação Funcional do Assoaho Pelvico ::
:: Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF) ::
:: Disfunções Urinárias 1: Avaliação ::
:: Disfunções Urinárias 2: Tratamento ::
:: Disfunções Sexuais Femininas: avaliação e tratamento ::
:: Disfunções Sexuais Masculinas: avaliação e tratamento ::
:: Disfunções Anorretais: avaliação e tratamento ::
:: Redesignações Sexuais: avaliação e tratamento ::
:: Bases Biomecânicas da Gestação, Parto e Pós-Parto ::
:: Exame Urodinâmico, Eletromiografia & Biofeedback ::

Neopompoarismo®: habilitação
A sexualidade é parte integral da saúde do ser humano, e vem sendo valorizada como ponto fundamental da qualidade de vida. Melhorar o desempenho sexual significa melhorar a qualidade de vida do indivíduo, do casal, da família.

Neste contexto vem aumentando a procura pelos serviços de fisioterapia pélvica por pacientes que almejam unicamente melhorar a funcionalidade de seu assoalho pélvico, incrementando assim a função sexual, mesmo na ausência de doenças locais.

Para tanto este curso capacita a fisioterapeuta pélvica a atender mulheres lançando mão do Método Neompompoarismo® de potencialização da função sexual, a partir de protocolos avançados de treinamento funcional da musculatura do assoalho pélvico, abdominais e quadrís, até manobras sexuais baseadas na revisão e atualização científica dos antigos movimentos vaginais do pompoarismo tailandês, porém com didática clara e níveis crescentes de dificuldade para as ocidentais.


Anatomia Palpatória 3D®: habilitação
O legendário curso prático que ensina a reconhecer por palpação individual cada um dos músculos do assoalho pélvico, desde os mm. superficiais (bulbocavernosos, isquiocavernosos, transversos do períneo e esfíncter anal externo), mm. profundos (puboviscerais, puborretal, iliococcígeos) e até mesmo a palpação interna (via vaginal) dos rotadores de quadril mm. piriformes e mm. glúteos mínimos!

A identificação precisa de cada músculo permite um diagnóstico muito mais preciso e tratamento mais eficiente das disfunções urinárias, sexuais e anorretais.


Abordagem Funcional das Disfunções Sexuais Femininas: capacitação
A resposta sexual depende de um aumento da sensibilidade genital. Este aumento depende de uma hiperatividade muscular fisiológica durante a fase de excitação. Isso mesmo! vem se evidenciando que as disfunções sexuais advêm de disfunções musculares, motivo pelo qual medicamentos ou cirurgias não são o caminho.

Problemas funcionais, relacionados ao movimento, necessitam de fisioterapia: a falha dos mm. superficiais prejudica a sensibilidade clitoridiana, enquanto a falha mm. levantadores diminui a pressão interna durante o intercurso.

Este curso, atualizado anualmente, apresenta o novíssimo algoritmo de avaliação funcional da resposta sexual feminina, baseado em evidência, com enfoque nos testes funcionais para a musculatura superficial ou clitoridiana (bulbocavernoso e isquiocavernosos) e para a musculatura profunda (levantadores do ânus). Avaliação funcional, diagnóstico funcional, plano de tratamento e técnicas fisioterápicas para disfunções do desejo sexual, excitação sexual e orgasmo feminino.


Liberação Miofascial Instrumentalizada aplicada às Dores Sexuais Femininas: capacitação
Durante muito tempo o tratamento das dores sexuais femininas foram resumidas à vulvodínia ou vaginismo, e nenhum tratamento (nem fisioterapêutico) funcionou de modo realmente eficiente, zerando a dor da paciente. Lidocaína, gelo, calor, eletroestimulação e até botox foram utilizadas de modo errôneo. Modernamente se descobriu que o segredo está na mm. superficial.

Modernamente é possível classificar todas (isso mesmo! todas!) as dores sexuais femininas em duas grandes categorias (pela CIF) em dores causadas por disfunção da musculatura superficial ou dores causadas por disfunção da musculatura profunda do assoalho pélvico, e a partir daí até mesmo eliminar a dor em um máximo de oito sessões.

Avanços da última década no entendimento dos tecidos conectivos permitiram não só tratamento mais rápidos e específicos, mas a introdução das técnicas miofasciais instrumentalizadas a partir das espátulas mais modernas hoje disponíveis, unindo nosso método de tratamento miofacial ao método IASTM/Gustavo Pilon, proporcionando maior precisão e eficiência no tratamento dos problemas miofasciais genitais femininos.

Este curso ensina a diagnosticar as dores superficiais (antigamente vulvodínia, vestibulodínia, clitoridínia, etc) e profundas (antigas vaginismo e dispareunia), por inspeção, palpação e exames complementares específicos, bem como o tratamento que inclui as técnicas miofasciais manuais e auxiliadas por intrumentos (parte do material incluído), de acordo com o novíssimo algoritmo de avaliação e tratamento em no máximo de oito sessões.


Abordagem funcional das Disfunções Sexuais Masculinas: capacitação
A fisiologia da ereção, até pouco tempo, era um fenômeno quase desconhecido do ponto de vista funcional. Hoje sabemos que ela é causada por uma combinação de fenômenos vasculares, neurológicos e músculo-esqueléticos, havendo destaque para este último no tocante à manutenção da ereção rígida (máxima).
A falha dos músculos superficiais (bulbocavernoso e isquiocavernosos) causa, respectivamente, falha no início da ereção e baixa potência ejaculatória, enquanto a falha nos isquicavernosos impede a ereção rígida (completa). Por outro lado, a hiperativadade destes músculos culmina em hipersensibilidade local e, portanto, ejaculação precoce.

Este curso, atualizado anualmente, fornece as bases funcionais para avaliação, diagnóstico funcional, plano de tratamento e técnicas fisioterápicas para o tratamento da disfunção erétil e a ejaculação precoce.


Liberação Miofascial Instrumentalizada aplicada às Dores Genitais Masculinas: capacitação
Assunto praticamente ausente em todas as pós-graduações, a dores sexuais ou dores crônicas pélvicas masculinas são motivo de desespero de centenas de homens. Felizmente o tema hoje já está elucidado, sendo que a maior parte deste problemas advém da hiperatividade da musculatura superficial do assoalho pélvico masculino.

Uma avaliação criteriosa das condições dos tecidos superficiais, bem como das fáscias profundas e dos músculos do assoalho pélvico podem guiar a fisioterapeuta pélvica a identificar com precisão a origem da dor, e a partir daí utilizar técnicas específicas na liberação das fáscias e/ou músculos, ou até mesmo nervos e raízes nervosas envolvidas, fornecendo alívio eficaz da dor e até mesmo a cura destes sintomas tão terríveis.

Avanços da última década no entendimento dos tecidos conectivos permitiram não só tratamento mais rápidos e específicos, mas a introdução das técnicas miofasciais instrumentalizadas a partir das espátulas mais modernas hoje disponíveis, unindo nosso método de tratamento miofacial ao método IASTM/Gustavo Pilon, proporcionando maior precisão e eficiência no tratamento dos problemas miofasciais genitais masculinos.

Este curso ensina a diagnosticar as dores superficiais e profundas do assoalho pélvico masculino, por inspeção, palpação e exames complementares específicos, bem como o tratamento que inclui as técnicas miofasciais manuais e auxiliadas por intrumentos (parte do material incluído), de acordo com o novíssimo algoritmo de avaliação e tratamento em no máximo de oito sessões.


Disfunções Urinárias: nova abordagem funcional capacitação
A classificação das incontinências urinárias de acordo com os sintomas (perda ao esforço e/ou urgência) é falha quando, por exemplo, uma paciente perde urina durante o esfoços porque teve uma contração desinibida do detrusor. Por este e outros motivos esta classificação está em revisão, e deve cair em desuso nos próximos anos.

Por outro lado o fisioterapeuta, de acordo com a CIF, é capaz de classificar as disfunções urinárias (retenções ou incontinências) funcionalmente, investigando 1) qual estrutura está funcionando mal e 2) que tipo de problema funcional acometeu esta estrutura (força, potência, endurance, coordenação, atividade automática). Diagnóstico funcional claro (eletromiografia e ultrassonografia), permite tratamento específico e personalizado para cada caso, otimizando resultados, tempo e recursos.

Este curso, atualizado anualmente, fornece a nova classificação funcional das disfunções urinárias, por estrutura e função, permitindo a avaliação, diagnóstico funcional, plano de tratamento e tratamento destas disfunções de acordo com os mais modernos protocolos baseados em evidência disponíveis internacionalmente.


Disfunções Anorretais: abordagem cinesiológico-funcional capacitação
Dois terços da população sofre de disfunções anorretais, dentre incontinências anorretais (desde flatos) até a terrível constipação, que aflige duas em cada três mulheres. Antigamente se acreditava que a causa da constipação era má dieta ou má ingesta hídrica, mas se isso fosse verdade, os homens teriam mais constipação que as mulheres.

Estudos recentes têm demonstrado que a constipação advém da falha (neste caso hiperatividade) dos músculos do assoalho pélvico. O mesmo é sabido para as incontinências anorretais, causadas pela falha (hipoatividade ou incoordenação) dos mesmos músculos. São, portanto, problemas cineciológico-funcionais que exigem fisioterapia pélvica.

Este curso capacita a fisioterapeuta pélvica na avaliação funcional dos músculos e de todos os reflexos de fechamento e abertura, além da coordenação dos músculos lisos e estriados, função voluntária e automática, com eletromiografia e balonete, e a partir daí correlacionar estes achados semiológicos para tratar de maneira precisa e eficaz a função voluntária e a reprogramação neurocentral dos reflexos evacuatórios e da continência.


Preparação Completa para a Maternidade e Doulagem para Fisioterapeutas: formação
Hoje o maior público de todo consultório de fisioterapia pélvica é o das gestantes, por conta do ressurgimento do parto humanizado. Porém a preparação para o parto ainda é feita de modo parcial, preocupada somente na preparação do assoalho pélvico (que vai ser exigido apenas nos últimos minutos do trabalho de parto, que pode se estender por dias), esquecendo do puerpério, período onde as exigências biomecânicas duram anos e culminam em prolapsos e outras disfunções.

É obrigação moral da fisioterapeuta pélvica fechar o assoalho pélvico e pelve óssea para o puerpério, já que auxiliou na sua abertura para o parto.

O presente curso capacita fisioterapeutas pélvicas nas ferramentas para uma preparação completa, desde a parte óssea para os movimentos de abertura da pelve e das fáscias e músculos para a expulsão, com enfoque também na preparação osteoarticular e miofascial para as mudanças de posição e giros fisiológicos do bebê durante a dilatação, de modo que a mãe gerencie de maneira ativa todo o processo.

A formação em doulagem, original deste curso, garante que a fisioterapeuta, como doula, tenha acesso às maternidades brasileira, enquanto não existe ainda lei específica para isto.


Reservas e inscrições
:: cursos@perineo.net :: (51) 98632-4921 ::


Bases da Fisioterapia Pélvica - Avaliação e Tratamento: capacitação online ao vivo
O mais completo curso para iniciantes em fisioterapia pélvica: avaliação e tratamento das disfunções urinárias (retenção e incontinências), disfunções sexuais femininas (disfunções do desejo, da excitação, da lubrificação, do orgasmo, da satisfação e dor), disfunções sexuais masculinas (disfunção erétil e ejaculação precoce) e disfunções evacuatórias (constipação e incontinências).

Algoritmos atualizados para avaliação e tratamento de todas as disfunções, incluindo planos de tratamento específicos para cada disfunção. Solicite detalhes sobre o curso especial para estudantes de fisioterapia.
3 horas


Ficha de Avaliação Funcional do Assoalho Pélvico: capacitação online ao vivo
Curso totalmente exclusivo da nossa legendária ficha de avaliação funcional do assoalho pélvico, famosa em toda América do Sul, agora em todos os detalhes, incluindo a Anatomia Palpatória 3D®.

Diretrizes da palpação dos pontos ósseos de referência, todos os músculos superficiais do assoalho pélvico, levantadores do ânus e rotadores do quadril, testes especiais e provas de função muscular. Testes neurológicos, reflexos e lista atualizada dos dermátomos e sua avaliação por setor. Imagens exclusivas da palpação e dos testes.
3 horas.


CIF aplicada à Fisioterapia Pélvica: capacitação online ao vivo
Capacitação completa no uso da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) aplicada à fisioterapia pélvica: entendendo os domínios Estruturas, Funções, Atividades & Participações e Meio Ambiente; uso específicos dos qualificadores nos quatro domínios para fisioterapia pélvica.

Mais do que um simples objeto de classificação, a CIF é uma ferramenta poderosa que permite ao profissional expandir seu horizonte visual e enxergar de fato aquilo que importa ao paciente: o impacto sobre a vida diária. Casos clínicos específicos de fisioterapia pélvica.
3 horas.


Disfunções Urinárias - parte 1 - Avaliação: capacitação online ao vivo
Capacitação completa na avaliação de pacientes com disfunção urinária, incluindo todo o algoritmo de avaliação desde anamnese até o estabelecimento do diagnóstico cinesiológico-funcional, incluindo o novo algoritmo funcional de classificação das disfunções urinárias e o legendário algoritmo por ultrassonografia para diagnóstico das disfunções do detrusor.

Anamnese, diretrizes do exame físico, exames complementares, provas e testes especiais. Diagnóstico funcional de problemas do detrusor, do rabdosfíncter ou do assoalho pélvico.
3 horas.


Disfunções Urinárias - parte 2 - Tratamento: capacitação online ao vivo
Capacitação completa no tratamento de pacientes com disfunção urinária, incluindo hipoatividade e hiperatividade do detrusor, problemas de complacência do detrusor e disfunções do assoalho pélvico.

Inclui todas as etapas, desde as instruções iniciais até os treinamentos de coordenação motora, reforço e treinamento funcional fases clínica e domiciliar.

Incluiu os legendários treinamento de reforço de Kari Bo, protocolo dos 5Fs de Bary Berghmans e treinamento de reprogramação neurocentral da pré-contração!
3 horas.


Disfunções Sexuais Femininas - Avaliação e Tratamento: capacitação online ao vivo
Completo: avaliação e tratamento de mulheres com disfunção sexual: disfunções do desejo sexual, excitação, lubrificação, orgasmo, satisfação e dor sexual.

Inclui os novos e exclusivos algoritmos de avaliação funcional das disfunções do desejo sexual, das disfunções de excitação sexual e da dor sexual pela CIF.

Terapia cognitivo-comportamental, terapia física para sensibilidade genital e treinamento específico do assoalho pélvico (5Fs), além de técnicas excluisivas para dor sexual.
3 horas.


Disfunções Sexuais Masculinas - Avaliação e Tratamento: capacitação online ao vivo
Completo: avaliação e tratamento funcional da ejaculação precoce e da disfunção erétil, além de treinamento funcional para melhoria do desempenho sexual de homens sem disfunção.

Detalhes dos algoritmos funcionais de avaliação da ejaculação precoce e da disfunção erétil, incluindo variantes especiais para pacientes vitimados pela prostatectomia radical. Exames complementares como provas hormonais, USG doppler e outros. Treinamento do assoalho pélvico (5Fs) adaptado para cada disfunção em particular.
3 horas.


Disfunções Anorretais e Evacuatórias - Avaliação e Tratamento: capacitação online ao vivo
Completo: avaliação e tratamento dos diversos tipos de constipação e incontinências anorretais (flatos, líquidos, sólidos) para pacientes de todas as idades.

Inclui os testes clínicos com balonete e eletromiografia para avaliação dos reflexos de enchimento e esvaziamento e construção do diagnóstico cinesiológico-funcional.

Treinamento de sensibilidade com o balonete e treino específico do assoalho pélvico (5Fs) com variantes para constipação e incontinências.
3 horas.


Fisioterapia nas Redesignações Sexuais - Avaliação e Tratamento: capacitação online ao vivo
Capacitação completa sobre as cirurgias de redesignação sexual femininas (masculino para feminino).

Entendimento das sequelas cirúrgicas urinárias, sexuais e evacuatórias, de acordo com o tipo de cirurgia.

Avaliação e tratamento das disfunções urinárias, sexuais e evacuatórias, diferenciando sequelas cirúrgicas neurológicas de sequelas ortopédicas, de acordo com grupo muscular e diagnóstico funcional específico. Treinamento do assoalho pélvico (5Fs) adaptado para cada sequela.
3 horas.


Bases Biomecânicas da Gestação, Parto e Pós-Parto: capacitação online ao vivo
Gestação: avaliação e preparação da parte óssea para permitir mobilidade das articulações sacroilíacas suficiente para potencilizar as posturas para a dilatação. Workshop Racional de Posturas para Dilatação®.

Intra-parto: avaliação biomecânica intra-parto e adaptação racional das posturas para dilatação. Workshop Racional de Posturas para Expulsão®.

Pós-Parto: entendimento de sequelas do assoalho pélvico, sexuais, anorretais e esfinctéricas. Treinamento específico (5Fs) adaptado.
3 horas.


Exame Urodinâmico, Eletromiografia e Biofeedback capacitação online ao vivo
Capacitação completa sobre a interpretação do exame urodinâmico (fluxometria livre, cistometria, exames mioccional, eletromiografia urodinâmica, estudos de pressão e videourodinâmica).

Fisiologia e fisiopatologia da contração muscular em eletromiografia: análise da contração e do relaxamento muscular, tipo mais comuns de disfunções musculares e análise por eletromiografia.

Tipos de biofeedback, desde mecânicos, básicos, caseiros até sistemas computadorizados e gameterapia. Treinamento funcional com biofeedback.
3 horas.


Reservas e inscrições
:: cursos@perineo.net :: (51) 98632-4921 ::